sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O primeiro fio a gente nunca esquece!

Se por acaso você acabou de descobrir o primeiro fio de cabelo branco, não se desespere! (Ah! Sem problemas, não fiquei desesperada não, só não sei por que meus olhos se encheram d'água quando avistei o meu primeiro fio de cabelo branco!) Embora essa despigmentação seja irreversível, (Que ótimo! Sim, estou sendo cínica!) Existem muitas maneiras de contornar este problema ou até mesmo camuflá-lo. (Viva os cabelereiros e suas tinturas maravilhosas!) Na verdade, os cabelos grisalhos não são totalmente cinzas – são uma mistura de branco com a cor natural. Quanto mais escuro forem seus cabelos, maior o contraste. Ruivas e loiras são privilegiadas porque os fios brancos não se destacam. (Eu sabia que ser loira, apesar das piadinhas, ainda me renderia uma boa vantagem...). Os cabelos ficam grisalhos porque a produção de melanina, o pigmento que dá a cor natural, diminui pouco a pouco, até parar complemente. Isso também acontece com o sebo – óleo que lubrifica os cabelos - , que vai ficando escasso e deixando os cabelos mais ásperos, menos flexível e mais difíceis de pentear. Usar produtos específicos para cabelos grisalhos é uma boa alternativa para mantê-los macios e em boas condições. Sabe-se que fatores hereditários apressam o envelhecimento dos cabelos os primeiros fios brancos aparecem apartir dos 30 anos. (O meu apareceu antes dos 30, então tenho razão de me preocupar!) Uma doença, um choque emocional ou estresse excessivo também podem desencadear o processo. (Era só o que me faltava, certos assuntos que antes me tiravam o sono, agora também estão me deixando de cabelos brancos... eu mereço!)

2 comentários:

Anônimo disse...

O q é um cabelo branco diante dos anos de felicidade e alegria q o antecederam! Nada q um tintol não resolva... ;)
Abraço!
A.

Anônimo disse...

Tenho 52 anos, muitos cabelos brancos, além das explicações que tu deu ao teu "belo e não esperado cabelo branco", e o elogio às loiras, os homens pelo menos podem ter a disculpa que é charme, vamos nos enganar com tinturas ou com charmes tardios